Cursos online


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do minicurso online "Regime Disciplinar e Suas Aplicações". Se você deseja saber mais sobre a operacionalização do Regime Disciplinar através dos formulários RIO (Registro Interno de Ocorrência) e CAD (Comissão de Avaliação Disciplinar), não perca essa oportunidade!

O professor do curso será o André Almeida, que é Doutor em Filosofia (UFRJ) e Socioeducador (ASIST/DEGASE).

O curso é online e autoinstrucional, ou seja, as aulas estarão disponíveis para que o aluno as faça no seu tempo e apenas 1 (um) encontro no Google Meet com o professor. Utilizaremos a plataforma Google Classroom, que só poderá ser acessada com o e-mail institucional. Caso você não tenha e-mail institucional ou esqueceu a senha, solicite através do formulário disponível no site do Degase: http://www.degase.rj.gov.br/servicos/e-mail-funcional-solicitacao-e-alteracao-de-senha

Inscreva-se em: https://forms.gle/WrsYcxsAJc6H61hg9


O curso “Cenas antirracistas na socioeducação fluminense” tem por objetivo dar visibilidade às diversas e amplas ações desenvolvidas por servidores/as e parceiros/as afrodescendentes, dentro e fora do Degase, no intuito de avançar e fortalecer o combate ao racismo no âmbito do sistema socioeducativo fluminense.    

O curso é aberto aos servidores do Degase, aos operadores do Sistema Socioeducativo do estado do Rio de Janeiro e ao público geral. As aulas acontecerão no mês de novembro de 2021, nos dias, 16/11; 23/11 e 30/11, através do canal do Youtube da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) e da Plataforma Google Sala de Aula.

De maneira transversal, serão abordadas no curso questões relativas à literatura negra, ao trabalho técnico em socioeducação e ao autocuidado, tendo como parâmetro experiências de práticas antirracistas. Os professores e professoras do curso são servidores e colaboradores do Degase, pessoas envolvidas com o sistema socioeducativo fluminense.  A curadoria e organização do curso são do Professor Dr. André Luiz Porfiro.

A carga horária do curso servirá para a progressão funcional no DEGASE e, também, como atividade complementar extracurricular em cursos superiores. Para certificação integral, os alunos terão que participar dos encontros on line e realizar as atividades na AVA. 

O curso faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.