Em 13 de maio de 2015, lançamos o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Novo DEGASE (NEAB-ND). Era a data do 127° aniversário da assinatura da Lei Áurea que terminou oficialmente com a escravidão negra no Brasil. Porém, para o Movimento Negro Brasileiro, esta data tem outro significado, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Racismo. O combate ao racismo é a preocupação primeira de nosso grupo. Nessa perspectiva, lançamos a Revista AÚ com o intento de fomentar, junto aos operadores do Sistema Socioeducativo, ações de combate ao racismo e subsidiar discussões fundamentais a essa luta, além de compartilhar as ações desenvolvidas pelo NEAB-ND.
AÚ é um movimento na capoeira. Um golpe com múltiplas variações e possibilidades de reinvenção. A Revista Aú é dividida, a partir do seu segundo número, em seções com nomes ligados à capoeira, luta inventada por afro-brasileiros nas senzalas como resistência às opressões. A seção Aruanda1 relembra e homenageia personalidades negras que fazem parte da História do Brasil. A revista apresenta, também, a seção Roda2 composta de artigos desenvolvidos pelos professores do curso Estudos Afro-Brasileiros e Socioeducação, realizado anualmente pelo NEAB-ND.
A produção textual de funcionários do DEGASE vem na seção Treinel3. A Revista Aú apresenta, ainda, o Espaço Caxinguelê4 com produção de socioeducandos.
Completamos a edição com as seções Berimbau5 , artigo transcrito de palestra realizada no encontro anual Relações Raciais na Socioeducação, e Zum, zum, zum6 que apresenta resenha de um livro de um autor ou autora negra.
Boa leitura!
1] Lugar onde moram os orixás, cantados até hoje nas rodas.
[2] Círculo formado por capoeiristas onde duas pessoas, ao centro, jogam capoeira, sendo substituídas por outras ao decorrer do jogo, enquanto as pessoas que estão em volta batem palmas e respondem o coro cantado e tocado por capoeiristas.
[3] Etapa na trajetória de praticantes de capoeira.
[4] Menino e menina que joga capoeira.
[5] Instrumento de percussão comanda a roda de capoeira, manda no ritmo e no jogo.(cabaça, arame e um pedaço de pau.).
[6] Comentários.
Temos 1159 visitantes e Nenhum membro online
Copyright © 2023 Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire. Todos os direitos reservados.
Designed by ThemeXpert
Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/