O Sistema Socioeducativo deve ser uma construção colaborativa permanente!

    Um pouco da nossa história:

  • A Escola de Gestão Socieducativa Paulo Freire (ESGSE) foi criada em 31 de agosto de 2001, por meio do Decreto Nº 29.113 e, posteriormente, reinaugurada pelo Decreto Nº 41.482/2008. O espaço surgiu diante do desejo e necessidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Novo Degase) de investir, valorizar e aprimorar os profissionais envolvidos com a execução das medidas socioeducativas.
  • O foco da Escola sempre foi a atuação na formação e capacitação dos servidores do Degase, mas se estende a todos os operadores do sistema socioeducativo, além de  pesquisadores e servidores de outros órgãos que atuam no sistema de garantia de direitos, em especial os profissionais dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), que executam as medidas socioeducativas em meio aberto. 
  • Esta unidade de formação tem como objetivo o estudo, a pesquisa, a produção científica e a capacitação dos interessados em ampliar seus conhecimentos e trocar experiências na área da socioeducação. A Escola apresenta ainda estrutura administrativa e acadêmica para a certificação dos cursos, palestras, seminários e fóruns oferecidos pelo Novo Degase.
  • Em quinze anos de existência, a ESGSE já atendeu mais de dois mil servidores e membros da sociedade civil em geral, se tornando uma referência na área da formação socioeducativa continuada. Só nos últimos 6 anos de existência, a unidade já ofereceu aproximadamente 150 cursos, além de fazer o acompanhamento de quase 100 pesquisas na área da socioeducação e acompanhar mais de 200 estagiários.  
  • Todo o trabalho da Escola de Gestão resulta não só na capacitação de profissionais da área, mas também promove a articulação entre instituições governamentais e não-governamentais, pesquisadores, universidades, e outros organismos, gerando o diálogo e embasamento necessários para a formulação e alinhamento das políticas institucionais.

 


 

Palestra Constelações Familiares (Justiça Restaurativa)

Trabalhando em Rede..... Garantindo Direitos!